Monday, April 3, 2017

Breukelen

Olá! Meu nome é Letícia Nogueira e estou morando na Holanda há 05 meses. Isso significa que eu cheguei aqui em outubro de 2016 e ficarei até outubro de 2017. Tô aqui pra contar pra você sobre o lugar onde eu vivo. Follow me!

Breukelen (sim, exatamente como “Brooklyn”de New York). Aliás, fica aqui uma curiosidade: Durante certo tempo, New York pertenceu aos holandeses e então eles nomearam Brooklyn NY tendo como referência essa pitoresca cidadezinha onde eu me encontro.

Breukelen está situada no noroeste da Província de Utrecht, ao longo do rio Vecht e perto dos lagos do Loosdrechtse Plassen. Durante o século XVII muitas famílias ricas de Amsterdam construíram suas mansões ao longo do rio perto da cidade e em 01 de janeiro de 2011 Breukelen fundiu com Loenen e Maarssen (cidades vizinhas) para formar Stichtse Vecht. Existe um grande hotel (Hotel Breukelen), cuja a fachada é em estilo chinês e a University Nyenrode localiza-se em um lindo castelo de princesa. População: 14.635 (cá entre nós, eu jurava que eram só umas cinco pessoas).

Informações gerais à parte, Breukelen é pequena, mas tem uma estação de trem para salvar sua vida do tédio. 11 minutos de “comboio” e você está em Utrecht. 30 minutos até Amsterdam Centraal Station. 45 minutos e bem vindo à Rotterdam.
 
Anyway, poderia ser muito pior. Além do mais, a cidade é charmosa com seus casarões e sua interessante ponte móvel que possibilita a passagem dos barcos no verão.

Temos três supermercados: Albert Heijn, Jumbo e o pequeno Aldi. Duas farmácias: Kruidvat e Etos. E claro, alguns patos simpáticos passeando por aí. Bancos: Raboobank, ABN e ING.

Acredite, a cidade é tão pequena que dá pra fazer tudo a pé (MESMO!) ou de bike. Existe sempre um playground por perto para levar as crianças e alguns snacks bars para o requisitado ice cream. Um dos parques preferidos das minhas kids fica logo atrás do mercado Jumbo. Além dos brinquedos, eles gostam de ver os animais que moram lá. Ovelhas, porcos, cabras, galinhas...

Pra fechar, eu digo que Breukelen me escolheu e não o contrário. No entanto, eu me rendi a esse vilarejo e seus aconchegantes restaurantes e bares. Menos é sempre mais, né?






 







By: Letícia Nogueira

Prefeitura: https://www.stichtsevecht.nl/
Habitantes: 14.635 
Things to do in Breukelen: http://www.netherlands-tourism.com/tag/things-to-do-in-breukelen/




No comments:

Post a Comment