Saturday, May 30, 2015

Lisse

Lisse,

Os meus hosts se referem a Lisse como uma “village”, por ai você já pode ter uma noção de que é uma cidade bem pequena e nada para se fazer (digo, se procurar acha)...poréééém...na primavera é tudo lindo demais.


Lisse é onde fica o parque Keukenhof, que é válido visitar (16 euros esse ano), uma vez que já estamos na Holanda, mas os campos floridos de Lisse são incrivelmente lindos e de graça! Minha vantagem de morar aqui é que eu pedalei muito para ver todos os campos floridos da região e tirei muita foto! Aproveitei muito a estação que eu mais aguardei na Holanda! Em temporada a cidade fica extremamente busy com turistas do mundo inteiro (isso inclui muuuito trânsito também).


Agora falando de localização...é um “problema”...Lisse não tem estação, as estações mais próximas são: Hillegom, Sassenheim e Nieuw Vennep. Eu particularmente gosto de pedalar até Hillegom que é um caminho mais sussa, porém quando eu vou ficar o final de semana away eu gosto de pegar o ônibus até Nieuw Vennep (o 162), que é mais barato e de lá pego o número de trens necessários para chegar ao meu destino, já que tenho o final de semana “free”, por causa do OV card.


Tem inúmeras opções de ônibus também. Você pode pegar ônibus saindo de Schipol ( o 361) que é o mais carinho ou você pode pegar saindo de Leiden (o 50) ou de Haarlem (também o 50), de Den Haag também tem ônibus que passa em Lisse (o 90). Na temperada de Keukenhof tem um ônibus extra saindo de Leiden (o 858). Lembrando que Leiden (15,6 km) e Haarlem (18,4 km) também são lugares acessíveis de bike saindo de Lisse, depende da sua disposição. Se você é fã de praia, é possível também pedalar até Noordwijk (10,5km).


O centro de Lisse é bem pequeno, tem as lojas holandesas populares, Hema, AH, Ici Paris XL, Kruidvat e mais. Tem lugares agradáveis para tomar aquele café ou comer aquele snack rápido, mas se você é fã da H&M ou Primark por exemplo, é possível pedalar até Hoofddorp (13,1 km) ou pegar o ônibus 162.

Não me arrependo de ter vindo morar numa cidade pequena sem estação de metro ou trem, pois levei em consideração a família. A localização não me impediu de visitar muitos lugares na Holanda e viajar.

Lisse não têm muitas au pairs...porém eu encontrei uma amiga da Republica Tcheca (em algum grupo do Facebook) que também era recém chegada, é bom ter uma amiga na área, curtimos muito os campos e outras  atrações na Holanda, além de alguns playdates com as nossas kids, têm outras au pairs em Hillegom, Nieuw Vennep e região, as meninas são de vários países e agências, por isso fácil de encontrar no Face.


O fato de ser uma cidade pequena, me sinto como morar na minha cidade no Brasil, não que Sorocaba seja pequena, mas morar em Lisse é todo mundo conhecer todo mundo. É você sempre encontrar algum conhecido na escola, no centro, nos playgrounds. 

Falando em playground, Lisse tem vários para ir com as kids, tem um playground próximo a minha casa que as vezes eles têm algumas atividades diferentes para fazer com as kids, outra opção de lazer outside para fazer com as kids ou até sozinha é o castelo do Keukenhof, que tambêm tem uma pequena farm, é bem bonito e vale a pena. Não sei qual o valor para entrar mas minha host family tem um cartão que permite entrada inúmeras vezes.

O castelo do Keukenhof não é dentro do mesmo parque onde tem as flores e etc e é bacana porque ao longo do ano tem várias atividades lá, como um Halloween evento que fui que foi bem bacana.

Bom é isso, espero ter dado informação suficiente  e não deixe de visitar Lisse na primavera!


Beijos!


Informações Práticas:

Habitantes: 22.400 (Maio de 2014)
Área:  16.05 km2








No comments:

Post a Comment